Os antibióticos são medicamentos largamente usados em nosso dia a dia para tratar infecções, pois são capazes de inibir o crescimento ou matar bactérias. Os responsáveis mais comuns por alergias são os betas lactâmicos, conheça abaixo.
⠀⠀⠀
PENICILINAS
⠀⠀⠀
Naturais: Penicilina G, Penicilina V
⠀⠀⠀
Aminopenicilinas: Amoxicilina, Ampicilina, Bacampicilina
⠀⠀⠀
Penicilinase-resistente: Meticilina, Oxacilina, Cloxacilina, Nafcilina, Dicloxacilina
⠀⠀⠀
Carboxipenicilinas: Carbenicilina, Ticarcilina
⠀⠀⠀
Acilaminopenicilina: Azlocilina, Mezlocilina, Piperacilina
⠀⠀⠀
CEFALOSPORINAS
⠀⠀⠀
1ª Geração: cefadroxila, cefalexina, cefalotina, cefapirina, cefazolina, cefprozil, cefradina
⠀⠀⠀
2ª Geração: cefaclor, cefamandole, cefmetazole, cefminox, cefonicida, ceforanida, cefotetan, cefotiam, cefoxetina, cefuroxima, loracarbef
⠀⠀⠀
3ª Geração: cefdinir, ceftamet, cefixime, cefodizime, cefoperazona, cefotaxime, cefpodoxime, ceftizoxime, cefpiramide, cefsulodina, ceftazidima, ceftibuten, ceftriaxone
⠀⠀⠀
4ª Geração: Cefepime, Cefpirome
⠀⠀⠀
As reações alérgicas podem apresentar-se de imediato, cerca de até 1h após a ingestão ou ainda em dias e até semanas após a exposição, com reações cutâneas mais frequentes (urticária, angioedema), sintomas respiratórios (broncoespasmo, tosse, falta de ar), gastrointestinais (diarreia, vômitos) e até mesmo reações graves como anafilaxia.
⠀⠀⠀
No diagnóstico, destacam-se os testes cutâneos como o prick e o teste intradérmico e por fim o teste de provocação, sempre realizados com supervisão do alergista.
⠀⠀⠀
O mais importante é ter certeza que este medicamento é causador de alergia (testes diagnósticos confirmatórios) e também se este for o caso, dar uma opção alternativa para tratar as próximas infecções.
⠀⠀⠀
Não fique na dúvida, procure seu alergista e ajude a DESROTULAR as alergias que não existem, impedindo que utilize um dos antibióticos mais usados na prática clínica.