Sinônimos: edema angioneurótico, edema de quincke. O angioedema é um “inchaço” que acontece nas camadas mais profundas da pele (derme).
O que pode causar?
Quais são os sintomas?
O principal sintoma é a ocorrência de um inchaço repentino sob a pele, podendo ser doloroso e pruriginosa (coceira). Pode ser associado com urticária. O inchaço acomete as partes moles como lábios, língua, orelha, pálpebras, mãos, pés, genitais e até mesmo a glote. Outros sintomas podem incluir cólica abdominal, dificuldade para respirar, rouquidão.
Diagnóstico
Através de uma história clínica detalhada o alergista tentará identificar as possíveis causas ou doenças correlacionadas e juntamente com exames e testes alérgicos poderá esclarecer a origem do angioedema.
Qual o tratamento?
Angioedema não tem "cura", mas pode ficar sob controle; ou seja, com a ajuda do alergista, você pode evitar novas crises. Sintomas leves podem não precisar de tratamento, mas sintomas moderados e graves podem necessitar de medicamentos como anti-histamínicos e corticoide.
Somente seu alergista pode dizer qual o medicamento mais indicado para o seu caso, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento. Procure assistência médica de emergência se você sentir, eventualmente, que o inchaço está bloqueando suas vias aéreas e impedindo-o de respirar.